Um assunto que realmente interessa qualquer motorista, então resolvemos citar aqui, 9 causas do aumento de consumo do combustível.
Compartilhe para um amigo, essa informação pode ser bem útil.

1- Pneus:

Velocidade, peso, calibragem, desenho da banda de rodagem, estrutura e conservação influenciam na resistência do rolamento e são responsáveis por até 20% do consumo de combustível. Para diminuir o consumo é importante ter as rodas alinhadas e balanceadas além de atenção com a calibragem.

2 – Lubrificante:

O produto precisa ter baixa viscosidade para gerar maior economia, isso também diminui os efeitos nocivos ao meio ambiente e aumenta a durabilidade do propulsor.

3 – Velas:

Sua função é gerar energia na câmara de combustão para que ocorra a queima da mistura ar/combustível. Se há avaria nas velas ou se atingir o prazo de validade, elas precisam ser trocadas, pois a queima será irregular e aumentará muito o consumo de combustível.

4 – Carga:

O excesso de peso no veículo pode aumentar muito o consumo de combustível. Se o veículo estiver transportando 50 quilos acima do recomendado pelo fabricante, o consumo aumenta em 1%.

5 – Velocidade:

O consumo de combustível do carro aumenta 20% quando está acima de 100km/h. Dirija sempre dentro do limite de velocidade e mantenha as janelas fechadas quando estiver acima de 80 km/h, pois os vidros abertos comprometem a aerodinâmica do carro e aumentam o consumo.

6 – Sonda lambda:

Chamada também de sensor de oxigênio, fica localizada no escapamento e tem como função principal analisar a mistura ar/combustível produzida durante a combustão do motor. Caso ela esteja com problema, essas informações ficam erradas e pode ter maior injeção de combustível na câmara de combustão, sem necessidade. Com isso, o consumo é aumentado.

7 – Filtro de ar:

Responsável por filtrar o ar que entra no motor para a combustão, o filtro pode aumentar o consumo de combustível devido ao acúmulo de impurezas, que prejudicam a queima, obrigando o motor a injetar mais álcool ou gasolina.

8 – Bobina:

A bobina é responsável por gerar a corrente necessária para a queima de combustível. Em caso de problema, o sistema pode apresentar falhas, como perda de potência e consumo exagerado. Esse aumento se deve porque não há tensão suficiente para queimar o combustível, aumentando a quantidade injetada.

9 – Escapamento com defeito:

O funcionamento dos motores de hoje em dia são influenciados pela chamada taxa de contra-pressão dos gases, ou seja, o nível de gases que sai pelo sistema de exaustão dos carros. Se alguma peça do escapamento está danificada, sejam os canos ou os silenciadores, há uma mudança nessa taxa. A alteração pode provocar variações nos motores, principalmente falhas na marcha lenta, o que resulta em mais consumo de combustível.

Esses são os mais comuns, caso você perceba algum sinal de aumento do combustível, o indicado é que leve seu veículo imediatamente para a oficina Perus Auto Center.

Vamos analisar cada detalhe, e dar um diagnostico completo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *